SCADI Agro - Gestão de Agronegócio

Gestão de Agronegócio

Com o SCADI Agro, sistema para gestão de agronegócios, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo as necessidades gerenciais e fiscais.

Com operação simples, você tem acesso às principais informações do seu negócio:

  • Controle financeiro.
  • Previsões de pagamento e recebimento.
  • Resultados das safras, atividades (arroz, soja, gado ...), fazendas e regiões.
  • Informações consolidadas por atividade e local, inclusive para mais de uma empresa contábil.
  • Indicadores Técnicos Econômicos.
  • Comparativo dos custos entre diferentes safras, atividades ou fazendas.

Mais Detalhes

O SCADIAgro é um conjunto de módulos totalmente integrados, desenvolvido pela SCADI Informática com o objetivo de suprir o setor primário de informações. Sua principal característica é o uso integrado de seus módulos, que proporciona a disponibilidade de uma única informação, fornecida pelo usuário, a todos os módulos envolvidos.
O SCADIAgro possibilita ao produtor rural um completo controle de custos viabilizando uma perfeita análise econômica do negócio.

O sistema permite controlar diversas atividades econômicas em uma ou mais propriedades, localidades e/ou ano agrícola. A partir de rateios, gerenciados pelo usuário, o SCADIAgro apropria os valores as mais diversas visões (localidade, atividade, propriedade, e ano agrícola). É possível controlar diversos cenários, desde o mais simples (uma única atividade em uma única propriedade) ao mais complexo (diversas atividades distribuídas em diversas propriedades e localidades).
O SCADIAgro pode ser utilizado tanto para empresas Pessoa Jurídica como para empresas Pessoa Física, independente do seu porte.
Mesmo que o SCADIAgro tenha diversos módulos, a liberdade de escolha é total. Sua estrutura é feita através de módulos, cada qual com diversas funções de operação, que segundo a escolha do cliente vão estabelecer relacionamentos entre outros módulos.
O cliente sai com a convicção que tem um sistema adequado a sua realidade e vai pagar e ser atendido da melhor forma.
POSSÍVEIS CONFIGURAÇÕES E CENÁRIOS DE CONTROLE
1) Apenas o módulo Caixa-Bancos / Resultados instalado:

Pessoa Física ou Jurídica

Neste cenário é possível controlar empresas com propriedades em uma ou mais localidades, que possuam uma ou mais atividades em diversos anos agrícolas.

Podem-se realizar o controle financeiro (caixa e contas bancárias) assim como o fluxo de caixa além da origem das receitas e despesas em diversos tipos de relatórios, inclusive gráficos, em diversas visões (por localidade, por propriedade, por atividade, por ano agrícola).

O sistema disponibiliza para o produtor índices econômicos baseados na área plantada e/ou número de cabeças do rebanho.

O sistema é alimentado pelo usuário através de simples lançamentos de receitas e despesas onde as informações são:

  1. a conta que originou os recursos,
  2. a conta de receita/despesa,
  3. um código de rateio, definido pelo próprio usuário, responsável pela apropriação automática dos valores nas diversas visões possíveis.

Restrição: Este cenário contempla apenas o controle de resultados gerenciais, sem a parte fiscal.

2) Caixa-Bancos / Resultados adicionados da Contabilidade Fiscal:

2.1) Pessoa Física

Os lançamentos de pagamentos e recebimentos passam a alimentar o módulo de Contabilidade Fiscal de acordo com a legislação vigente (Regime de Caixa). Todos os relatórios fiscais oficiais podem ser emitidos através do módulo Contabilidade Fiscal.

2.2) Pessoa Jurídica
Visto não estar instalados módulos de controle do momento do fechamento da venda ou da compra, os lançamentos de pagamentos e recebimentos passam a ser executados alimentando duas contas diferentes. A conta de receita/despesa para o controle gerencial e a conta de cliente/fornecedor para o controle fiscal, sendo estas últimas contas as que alimentarão o módulo de Contabilidade Fiscal.
Os lançamentos referentes ao registro das variações patrimoniais por ocasião do fechamento da venda ou da compra são realizados, neste cenário, diretamente na Contabilidade.
Todos os relatórios fiscais oficiais podem ser emitidos através do módulo Contabilidade Fiscal.
Restrição: Este cenário, embora permita o controle de previsões de pagamento e recebimento, ainda é insuficiente para o controle de fornecedores e clientes.
3) Caixa-Bancos / Resultados e Contabilidade Fiscal adicionados do módulo de Contas a Pagar e/ou Contas a Receber:

3.1) Pessoa Física
Aos controles anteriores são adicionados de controle de fornecedores e/ou clientes, com relatórios de Contas a Pagar e/ou Contas a Receber, sob diversas visões.
Para fins contábeis o cenário não se altera, visto que o regime de escrituração é por caixa onde os lançamentos contábeis ocorrem no desembolso e no recebimento.
3.2) Pessoa Jurídica
Além de um controle mais efetivo de fornecedores e/ou clientes, este cenário, para pessoa jurídica, simplifica a contabilização uma vez que parte dos registros das variações patrimoniais por ocasião do fechamento da venda ou da compra passam a ser exportados destes novos módulos diretamente para a Contabilidade.
Restrição: Este cenário é perfeito para empresas que não possuam documentos fiscais que necessitem ser lançados em mais de uma conta de receita e/ou despesa.Caso ocorram tais situações torna-se necessária a implantação do módulo de Compras e/ou Vendas.
4) Caixa-Bancos / Resultados, Contabilidade Fiscal, Contas a Pagar e/ou Contas a Receber, adicionados do módulo de Compras e/ou Vendas:

Pessoa Física ou Jurídica
Passa a ser possível automatizar o lançamento de documentos fiscais em que os valores devam ser apropriados a mais de uma conta de receita e/ou despesa.